Publicado por: 2ª Promotoria de Justiça de Biguaçu | 14/12/2009

O que faz o Promotor de Justiça?

  

O Promotor de Justiça é o contato direto do Ministério Público com a sociedade. Tem o dever funcional de atender ao cidadão. Realiza reuniões com a comunidade, participa de audiências públicas, solicita informações, coleta dados, investiga e ouve testemunhas para apurar a ocorrência de irregularidades e crimes nas suas diversas áreas de atuação.  

 Além disso, faz recomendações, propõe a celebração de termos de ajustamento de conduta (TACs) e ações judiciais nos fóruns das comarcas. E ainda propõe a ação direta de inconstitucionalidade, única peça que pode ajuizar no Segundo Grau (Tribunal de Justiça do Estado). Se não concordar com a decisão do Juiz de Direito (Primeiro  Grau), pode recorrer ao Tribunal de Justiça. Está presente em todas as 110 comarcas do Estado e, na maioria delas, atende à população de mais de um município.  

 O Promotor de Justiça ingressa por concurso público, sendo os dois primeiros anos de atuação considerados estágio probatório. Somente depois desse período é confirmado na carreira (vitaliciado). Inicialmente, ele atua como Promotor de Justiça Substituto. Depois, se desejar, pode se inscrever para promoções por merecimento ou antiguidade, galgando os degraus de Entrância Inicial (comarcas menores), Entrância Final (comarcas médias) e Entrância Especial (comarcas maiores). O grau máximo na carreira é o de Procurador de Justiça (membro do  Ministério Público que atua junto ao Tribunal de Justiça), para o qual só podem concorrer os Promotores de Justiça de Entrância Especial.  

Fonte: Guia do Ministério Público de Santa Catarina. Um manual para a imprensa e sociedade.  

 Elaboração: Coordenadoria de Comunicação Social do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, sob supervisão da Assessoria Institucional da Procuradoria-Geral de Justiça.

About these ads

Responses

  1. bom de mais meu sonho ser uma promotora

  2. A galera escrevendo tudo errado , querendo ser promotor.Vamos estudar mais gente , pq assim vcs não irão passar nem na redação do concurso.

  3. sou funcionario publico e a promotora resolveu mim investigar o que posso fazer

    • Sério que vc é funcionário público , conjugando o “mim”? Kkkkkkkkkk

  4. sou apenas um menino de 15 anos mas que ja sabe o que vai ser quando creçer ja mi entereso bastante nesta area de trabalho sempre vejo

  5. sou a penas um menino de 15 anos de idade mais ja sei o que quero ser quando crecer promotor de justiça sempre mi enteresei nessa arèa de trabalho..

  6. Muito bem explicado…
    Como eu quero mesmo me focar nesse cargo ireii estudar p/ valer…

  7. Nada vida há obstáculos,desigualdade que de uma certa forma passa por nós e nos deixamos abalar,esquecendo de nossos sonhos,objetivos e metas a serem alcançados. Portanto nunca dexista do seu sonho por mais dificil que seja corra atras que um dia vc terá um retorno ou até mesmo o SUCESSO!!!parabéns aqueles que acreditam q s
    ão capazes de chegar lá!!!

    • Nada é impossivel basta ter força de vontade e fazer oq gosta!!!pois assim concerteza chegará adiante…

  8. E PRA TODAS AS CRIANÇAS DA MINHA IDADE E QUERENDO SER UMA GRANDE PROMOTORA EU ACHO QUE JA E UM BOM EXENPLO PRA MIN E PARA TODOS

  9. HA E UM BOM COMEÇO DE UMA CARREIRA PARA PROMOTORA EU TENHO 10 A NOS E ESTOU ME PREPARANDO PARA SER A MELHOR PROMOTORA DO PAIS

  10. Eu quero saber como ele agi sobre,uma justiça?

    • ANTONIO TOMARA QUE VC SEJA UM GRANDE PROMOTOR

  11. :) :) :) :) :) :) :)

    • SAMARA TOMARA QUE VC SAJA UMA GRANDE PROMOTORA


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: