Publicado por: 2ª Promotoria de Justiça de Biguaçu | 07/02/2010

Número de homicídios em Biguaçu é preocupante

De acordo com dados divulgados pela ONU (Organização das Nações Unidas) no ano passado, Biguaçu é o terceiro município com maior número de homicídios a cada cem mil habitantes em Santa Catarina.

Conforme preconiza a ONU, as cidades que passam de dez assassinatos para cada cem mil habitantes possuem uma verdadeira “epidemia de violência”.

Apenas Camboriú (74,9) e Navegantes, (53,19) superam Biguaçu, que possui 37,42 homicídios a cada cem mil habitantes, a frente de municípios como  Itajaí, Balneário Camboriú, São José, Palhoça e Florianópolis. No ano de 2009 foram 17 homicídios em Biguaçu.

As causas destas assustadoras estatísticas são diversas, mas o tráfico e o consumo de drogas tem sido reiteradamente causadores diretos ou indiretos dos homicídios que tem ocorrido nesta cidade, ceifando as vidas de pessoas geralmente jovens, que por vários motivos acabam se envolvendo com drogas e com pessoas ligadas ao submundo do crime.

É preciso que a sociedade se atente para este problema e exija dos governantes medidas eficazes de combate aos crimes contra a vida, bem como de defesa contra atos violentos e desarrazoados que tem causado tanto sofrimento a diversas famílias nesta região.

O homicídio doloso é julgado pelo Tribunal do Júri composto pos sete pessoas idôneas de nossa cidade, que são sorteadas para o exercício de uma função de grande responsabilidade.

Aliás, grande responsabilidade também tem nossos governantes, na criação e na implementação de políticas públicas que eduquem os jovens e por consequência os mantenha longe do meio criminoso.

A educação, a prevenção e a repressão são essenciais para que estes números sejam melhorados, a curtíssimo prazo, curando-se a “epidemia de violência” existente em Biguaçu, de acordo com a ONU.


Responses

  1. Olá,

    Por favor poderia enviar o link de onde você coletou os dasdos sobre Biguaçu. Procurei no site da ONU e não encotrei. Gostaria de analisar este documento pois trabalho com desenvolvimento de projetos sociais e gostaria de citar essa informação em meu projeto social, mas preciso confirmar esses dados.
    Desde já agradeço pela atenção e parabenizo pelo Blog.

  2. Maceió,02/03/2010

    Sr.Redator.

    Eu pretendia residir em Biguaçu,quando me aposentasse.Mas diante desse quadro dantesco
    já não vou mais.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: